Como comprar no Paraguai com segurança e economia é uma dúvida comum entre os brasileiros que atravessam a fronteira em busca de bons preços e variedade. Seja para comprar eletrônicos, cosméticos, roupas ou até alimentos, planejar a forma de pagamento é tão importante quanto pesquisar os produtos.
Hoje, além do tradicional pagamento em dólar como moeda em espécie, muitos estabelecimentos no país vizinho aceitam cartões multimoedas e até Pix, mas é preciso avaliar o que mais vale a pena para a economia esperada.
Como comprar no Paraguai com a moeda certa
O primeiro passo é decidir qual moeda levar. A mais aceita nas lojas paraguaias é o dólar americano — mesmo em Ciudad del Este, onde muitos brasileiros fazem compras. Embora o real também seja aceito em diversos locais, o ideal é aproveitar as oportunidades de quedas da moeda americana no Brasil para adquirir dólares. Assim, conseguirá obter uma boa média nas cotações para quando for realizar compras no Paraguai.
Ao se perguntar como comprar no Paraguai, é importante saber que neste país são aceitas apenas notas de dólares do modelo novo. E precisam estar perfeitas, sem carimbos, sem riscos ou qualquer outro tipo de rasura. Você pode saber mais sobre os tipos de modelos de notas de dólares acessando nosso vídeo neste link.
Por isso, considere adquirir dólares em espécie, para compras no país vizinho, de forma legal e segura, antes de cruzar a fronteira. Essa é uma das formas mais vantajosas de pagamento, como veremos a seguir.
Nos últimos anos, o comércio paraguaio vem se modernizando e alguns estabelecimentos já aceitam Pix e cartões internacionais. Porém, ao pesquisar como comprar no Paraguai com esses meios, é importante ficar atento aos detalhes financeiros.
Em lojas do Paraguai que aceitam Pix, está sendo aplicado um acréscimo de cerca de 5% sobre a cotação do dólar, o que pode elevar bastante o custo da compra. Um produto de 100 dólares, por exemplo, passará a custar 105 dólares quando pago pelo PIX.
Já no caso do uso de cartões globais — mesmo quando o saldo já está convertido em dólar — a taxa é de aproximadamente 3% sobre o valor da compra. Desta forma, um produto de 100 dólares passará a custar 103 dólares.
Esses custos adicionais são cobrados pelos estabelecimentos locais, o que torna essas formas de pagamento sobre como comprar no Paraguai, menos vantajosas.
O que saber antes de usar cartão ou Pix
O Pix, apesar de ser um meio de pagamento bastante popular no Brasil, ainda é aceito por uma parcela limitada do comércio paraguaio — e em geral por lojistas que possuem contas bancárias no Brasil.
Mesmo nesses casos, a conversão e os acréscimos citados acima devem ser considerados com atenção. Portanto, ao definir sobre como comprar no Paraguai é aconselhável informar-se sempre sobre as taxas praticadas antes de fechar a compra.
Outra opção é utilizar o cartão RCS Global da Rede Câmbio Seguro. Com ele, é possível carregar dólar digitalmente, acompanhar o saldo em tempo real e evitar os riscos de andar com grandes quantias de dinheiro. É uma excelente opção para quem está avaliando como comprar no Paraguai com controle financeiro e praticidade.
Em outro blog abordamos a questão da importância de portar dinheiro em espécie nas viagens internacionais, analisando cenários que vão além dos acréscimos financeiros, como no caso das compras no Paraguai. Saiba mais acessando nosso blog neste link.
Segurança, legalidade e planejamento são fundamentais
Além da escolha da moeda e do meio de pagamento, como comprar no Paraguai com segurança envolve outros cuidados. Ao cruzar a fronteira, o limite de compras isentas de imposto é de US$500 por pessoa. Valores acima disso estão sujeitos à tributação da Receita Federal.
Outro ponto importante diz respeito à origem do dinheiro. Comprar moeda estrangeira com terceiros para evitar IOF pode parecer vantajoso, mas é uma prática ilegal. A nova Lei do Câmbio (Lei 14.286/2021) permite apenas que pessoas físicas negociem entre si valores de até US$500 de forma eventual. Sem comprovante legal, corre-se o risco de autuação, retenção da quantia e até processos por evasão de divisas.
Por isso, ao pensar em como comprar no Paraguai, busque instituições credenciadas para adquirir moeda, como a Rede Câmbio Seguro. Oferecemos suporte completo para aquisição de moedas em espécie, conta internacional, cartão RCS Global, chip internacional e seguro-viagem, tudo para que possa aproveitar sua ida ao Paraguai com tranquilidade.
Lembre-se de que, a exemplo de como comprar no Paraguai, as decisões vão além do preço. A negociação com moeda em espécie no Paraguai pode parecer mais vantajosa, mas se você prioriza segurança e controle dos gastos, a conta global é a melhor opção. Decisões envolvem, além de preço, planejamento, informação e segurança. E ao optar por serviços especializados e legalizados, você evita imprevistos e garante uma experiência de compras sempre positiva.
A melhor cotação para compra de Ouro é na Rede Câmbio Seguro. Compre Online.
Na hora de programar sua viagem, conte com a assessoria de câmbio gratuita da Rede Câmbio Seguro.
Envios internacionais com segurança e confiabilidade. É com DHL Express e FedEx. Consulte nossas lojas.
Precisa enviar dinheiro ao exterior de forma rápida e segura? Conheça nossos serviços!